Os nosso animais de estimação costumam mastigar e engolir coisas que não deveriam, como ossos, brinquedos, meias, entre outras coisas que podem causar o engasgamento. Você precisa estar sempre atento para quando este problema chegar a acontecer.

Cachorro engasgado: saiba o que fazer
Sinais do cachorro engasgado
Os cachorrinhos que estão engasgados possuem alguns sinais. Veja algum deles:
- Ele fica excessivamente agoniado e agitado;
- Tosse e tentativa de vomitar;
- Vai balançar sua cabeça;
- Bater com suas patas na boca;
- Pode babar;
- Possui dificuldades ao respirar;
- Choraminga;
- Pode salivar;
- E em casos graves, pode desmaiar.
No momento em que ele ingere o objeto, pode nem ser um incômodo. Dessa maneira o animalzinho pode ficar por algum momento sem manifestar nenhum sintoma, mas mesmo assim o objeto precisa ser retirado. Mas neste caso, como você pode saber se ele está engasgado? Ele se mantém apático, sem apetite e pode tossir.
Procure ajuda
Caso seu cão esteja engasgado e você estiver com dúvidas perante isso, você deve ligar o mais rápido possível para um profissional veterinário. Ele provavelmente vai passar sugestões para que você o socorra, ou até pedir para fazer o encaminhamento dele o mais rápido possível até uma clínica veterinária na zona oeste .
Caso não consiga entrar em contato com nenhum profissional veterinário, leve seu cachorro o mais rápido possível até um atendimento 24 horas. Em casos de emergência é importante conhecer um consultório que seja o mais próximo de sua casa possível.
Quais os riscos do cachorro engasgado?
Um dos primeiros riscos que o engasgamento causa é a dificuldade de entrada de ar, causando neles desmaios e até asfixia.
O segundo problema é o objeto causar corte no tecido, podendo causar o sangramento.
É indicado que você procure por um profissional veterinário para evitar maiores complicações.
Ele pode tossir o objeto
Espere alguns minutos e veja se ele consegue tossir o objeto. Espere para observar quando ele conseguir voltar a respirar bem. Em causas de outros sintomas, como choramingar, se esforçar para respirar, desespero, o ajude e considere o levar para o pronto socorro.
O que fazer quando seu cachorro engasgar?
Veja se ele conseguirá vomitar. Caso consiga se livrar sozinho do objeto, melhor. E é essa a importância de aguardar até dois minutos e ver se ele voltará a respirar novamente.
Caso ele não melhore dentro de alguns minutos, tente ver o que está causando o incômodo. Desta maneira, abra a boca dele, aperte levemente a articulação de sua mandíbula, mova a sua língua e observe o objeto que causa isso.
Se for possível enxergar o objeto, você pode até tentar o retirar. Caso não, não tente mais buscar por ele, isso vai evitar que ele seja mais empurrado. Isso pode piorar a situação.
E se o seu cachorrinho começar a ficar roxo, ou muito angustiado com o objeto, corra o mais rápido possível para um consultório veterinário.
Manobra de Heimlich
É uma forma de socorrer os humanos engasgados. Por se tratar de uma forma mais agressiva, ele pode machucar algum órgão de seu animal, e é por isso que você só pode fazê-lo em casos de extrema emergência.
Para fazer isso você deve segurar seu cachorro com as costas apoiadas em seu peito. Entrelace suas mãos e as posicione em seu abdômen, abaixo de suas costelas. Para fazer isso faça força e pressione o corpo de seu animal contra o seu, realizando um movimento para cima.
Isso faz com que o objeto seja expulso de sua garganta. Fique atento e observe se algum objeto caia da boca de seu cachorro.
Mesmo que consiga retirar o objeto de seu cachorro, é importante o levar até um médico veterinário, para verificar se ele não machucou nenhum órgão ou machucou sua garganta. Depois do incidente passar, fique atento com o que seu cachorrinho anda brincando para evitar futuros transtornos.